Estórias de vida

Histórias de Vida – Exposição de Fotografia

O projeto de fotografia a “Histórias de vida” teve como motivação fundamental envolver os jovens alunos na compreensão, através da experimentação, dos processos inerentes à criação artística, desde que surge a vontade íntima e individual de criar até à apresentação pública do trabalho produzido.

A evolução tecnológica tem permitido a democratização do acesso às máquinas fotográficas, no entanto, as fotografias, resultantes dessa utilização massiva, raramente se distinguem pelos seus atributos artísticos, pelo que se revelou essencial formar os jovens utilizadores, visando dotá-los dos conhecimentos fundamentais para que possam comunicar visual, artística e tecnologicamente com sucesso.

O projeto foi desenhado de forma a integrar e conciliar diversos interesses, saberes e múltiplos intervenientes. O percurso pedagógico foi dimensionado de forma a enriquecer e diversificar as experiências pedagógicas, pelo que o trabalho decorreu em o oficinas, laboratórios e outros espaços diferenciados, promovendo-se o contacto com distintos meios, procedimentos, tecnologias e saberes, contribuindo decisivamente para o sucesso individual e colectivo do projecto.

Do atelier ao espaço público – Exposição de Fotografia na Casa da Imagem 

O entusiasmo rapidamente se disseminou e ‘contagiou’ outros parceiros, a Casa da Imagem acreditou no potencial dos jovens / alunos, aceitou o desfio, decidiu colaborar e acolher o projecto, acabou por ser o palco de exibição dos resultados, bem como o cenário das sessões fotográficas. A Casa da Imagem foi habitada e visitada inúmeras vezes pelos jovens fotógrafos, imbuídos de um espírito criador, ocuparam, encenaram, produziram nas velhas instalações da casa, as suas estórias de vida. As fotografias produzidas são preciosos documentos, reflectem os diálogos intensos que cada fotógrafo conseguiu estabelecer com o espaço, de forma a conciliar a sua “história de vida” com os vestígios de vida da própria Casa.

O Projecto foi apresentado publicamente em Maio de 2013, numa exposição formalmente concebida, anunciada e inaugurada. A partilha decorreu com sucesso, contou com o envolvimento entusiasta e empenhado de todos os intervenientes, seus familiares, amigos, professores e demais convidados. A partilha do trabalho, realizado colaborativamente, foi um momento de reconhecimento público da obra produzida, de certo uma inscrição indelével na história de vida de cada um dos fotógrafos participantes.

Antónia Marques

Antónia Marques

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *