People are not invisible [art can make them glow]

 

people are not invisible [art can make them glow]
O projeto People are not invisible [art can make them glow] surge num contexto de criação muito particular, com o qual se pretende afirmar as potencialidades da expressão artística, na atribuição de visualidade estética a episódios e personagens do quotidiano, que normalmente não são notados!

É também objetivo deste projeto, devolver às pessoas e aos lugares, em jeito de reconhecimento, parte da inspiração e motivação com que alimentam e produzem os contextos em que estão inseridos!

Mergulhar de cabeça nos lugares, registar, reflectir, juntar e afirmar é a metodologia de ação adoptada. Esta estrutura de trabalho é ampla e adaptável a inúmeros temas, rica em variáveis estéticas e possibilidades comunicativas.

Nesta fase, foi seleccionada a T-Shirt como veículo de comunicação, por diversas razões, nomeadamente, o facto de ser uma peça de vestuário de utilização generalizada, que tanto pode ser considerada um item básico, uma peça de assinatura, ou uma “tela” de divulgação. Razões suficientes para ser escolhida, pois cumpre boa parte das finalidades do projeto.

As T-shirts, em exploração, resultam da intensa experiência sensorial, vivida em território cabo-verdiano. O meu processo criativo viu-se completamente transformado por tudo o que vi, ouvi e senti na Ilha de Santiago, pelo que a exploração gráfica /plástica, tenta traduzir essa incrível experiência sensorial.

A criação foi alimentada pela observação em contexto, pela memória e registo fotográfico, a essa fase de inspiração inicial, seguiu-se uma exploração plástica, que se traduziu em desenhos, colagens, tratamentos digitais, reflexões escritas, tudo se foi encaixando nos devidos lugar, até os motivos gráficos atingirem maturidade!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *