O Perfil de Guilherme d’Oliveira Martins

 

Guilherme d’Oliveira Martins,
há quarenta anos a ditar o Perfil do Aluno, à saída da escolaridade obrigatória!
[Coordenador do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, por encomenda do Ministro Tiago Brandão Rodrigues]

moving backwards
Mais do mesmo, pelos mesmos do costume!

“Quando acabar o ensino obrigatório um jovem deve ter aprendido que a formação se faz ao longo da vida e deve ter aprendido “a ser um cidadão ativo, ter uma vida empenhada, socialmente consciente, cosmopolita, aberta, respeitadora, centrada nos direitos fundamentais da dignidade humana”. Os traços gerais são dados por Guilherme d”Oliveira Martins, administrador da Fundação Gulbenkian e ex-ministro da Educação (entre outras pastas), que vai agora liderar um grupo de trabalho criado pelo governo para traçar o perfil de saída dos alunos no final do 12.º ano.”

“Mas avisa que deve ser dada estabilidade ao modelo que vai ser proposto. “A primeira preocupação que está subjacente à própria constituição do grupo é a de que estes objetivos, estes perfis têm que ser estáveis. Qualquer mudança na educação tem efeitos a não menos de uma geração, estamos a falar sempre de 20, 23 anos”.

Depois de ter estado no primeiro perfil traçado “no final dos anos 1980, no âmbito da Lei de Bases do Sistema do Sistema Educativo”, Guilherme d”Oliveira Martins considera que foi também por trazer essa ponte que foi convidado agora. Nessa época, “a fronteira do ensino obrigatório era o 9.º ano”, mas de lá para cá mantêm-se algumas preocupações.”

fonte:

https://www.dn.pt/portugal/interior/ex-ministro-vai-criar-perfil-do-aluno-no-12o-mas-avisa-e-para-manter-5336377.html

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *