
METODOLOGIA DE PROJETO
[estruturação de projetos transversais em contexto escolar]
Esta ação de curta duração, que irá decorrer num excepcional tempo escolar, visa sensibilizar os formandos para a relevância da metodologia de projeto, na criação de atividades pedagógicas multidisciplinares, através da partilha orientada de casos práticos.
Pretende-se que a sessão seja profícua e, acima de tudo, um momento de ampla e generosa partilha, que preencha alguns dos vazios provocados pelo necessário afastamento social. Nesse sentido, será utilizada uma metodologia colaborativa, constituída por três fases distintas: a Motivação, o Desenho da Intervenção e a Socialização do Conhecimento.
COMPONENTE TEÓRICA (ENQUADRAMENTO DO TEMA)
Contextualização da Metodologia de Projeto.
Apresentação orientada de projetos escolares diversificados.
Partilha de Processos Criativos e Metodologias de trabalho – exibição de exemplos.
Indicações estratégicas sobre a forma de abordar os conteúdos transversalmente, nas atividades com os alunos.
COMPONENTE PRÁTICA (CRIAÇÃO DE UM PROJETO MULTIDISCIPLINAR)
Exemplificação – exercícios práticos de criação e articulação de conhecimentos .
Caso Prático – Análise de propostas de trabalho / projetos, concebidos em sintonia com os contextos escolares.
Reflexão, socialização e partilha dos resultados alcançados.
Definição de estratégias e trabalhos futuros, motivados pelas temáticas exploradas.
MATERIAIS
Para que possam ser estabelecidas algumas interações, recomenda-se a utilização dos seguintes materiais:
Folhas de papel A4 ( preferencialmente liso)
1 caixa de cartão (pode ser embalagem de cereais)
Tesoura, cola ou fita-cola
Canetas ou marcadores de cores diversas
A sessão terá uma duração de 2h30 e decorrerá via MEET.
A participação é aberta aos professores de todos os grupos disciplinares, do Agrupamento de Escolas Leonardo Coimbra Filho.
Posteriormente à inscrição receberá um convite / link para participar na Formação.
Programa
Abertura (30 minutos)
Atividade de apresentação colaborativa
1ª Parte (1h30)
Apresentação dinâmica dos conteúdos e objetivos da ação.
Reflexão e análise de Casos Práticos
Apresentação comentada, de projetos pedagógicos diversificados.
Partilha de Processos e Metodologias de trabalho – exibição de exemplos.
2ª Parte (30 minutos)
Reflexão, Socialização e Partilha no Coletivo.
Definição de estratégias e trabalhos futuros, motivados pelas temáticas exploradas.

Antónia Marques
Maio, 2020