
a.no
tempo, de aproximadamente 365 dias e um quarto, que a Terra demora a fazer uma revolução completa em torno do Sol.
período cíclico anual em que se praticam determinadas atividades.
janeiro
[ 31 dias de revolução ]
dia 10

breves notas,
a propósito do (quase) geral confinamento do intelecto!
a indigência dos argumentos, que sustentam o debate público e as conversas enfadonhas sobre a escola, tem aumentado exponencialmente com o advento da pandemia.
a ampla ignorância estrutural, fundada numa estratégica ruína do intelecto, tem gerado gravosas e, quiçá, irreparáveis privações sociais!
exemplo cabal, da desdita que nos esmaga, é a nulidade que caracteriza a (falta de) classe docente!
destituídos de memória, alheios às suas responsabilidades sociais, os agentes assalariados do ministério da educação, estão incapazes de perceber que entre o abrir e fechar dos estabelecimentos (escolares) podem desenhar-se múltiplas soluções, assim houvesse vontade, predisposição e coragem!
a propósito das soluções, outrora, desenhadas – entre o abrir e fechar de estabelecimentos escolares!
“Após a Segunda Guerra Mundial, novos antibióticos dissiparam a letalidade da tuberculose e as escolas ao ar livre tornaram-se irrelevantes.
Hoje, sua história é uma lembrança do que antes era possível, como outros notaram. Mas isso só se concretizou quando os americanos se dispuseram a buscar novas ideias no exterior e quando a nação via sua própria saúde e vitalidade como algo inextricavelmente ligado às escolas.”
em,https://www.smithsonianmag.com/…/history-outdoor…/
mais,https://www.messynessychic.com/…/classrooms-without…/https://www.nytimes.com/…/coronavirus-nyc-schools…#escolas#confinamento#educacao#docente#PandemiaCovid19#escolaspa
dia 13
da escola,
amparando as emoções
[pré-confinamento geral]
realização de atividades de suporte emocional, como forma de refletir e entender os desafios individuais e coletivos, colocados pelo atual quadro de emergência Pandemia Covid-19.




dia 17

a demo.cracia a necessitar de cuidados intensivos!
a conduta criminosa
do Sr. Presidente da República,
dos sinistros governantes,
apoiados por uma Assembleia da República negacionista,
saíram à rua,
num dia assim
trágico!
dia 18
a imbecilidade criminosa do Sr. Presidente!
[ a selfie, de ontem, do sr. marcelo ]

o capitalismo é a sindemia


Capitalismo pandémico
SANTIAGO ALBA RICO
“Em setembro passado, Richard Horton publicou na conhecida revista The Lancet um artigo cujo título pode ser provocativo ou suspeito: Não é uma pandemia. Obviamente, não é que uma das mais prestigiosas mídias científicas do mundo tenha infiltrado a opinião de um negador em suas páginas. Horton não negou a existência da Covid-19 nem alimentou delírios conspiratórios. Baseando-se em um conceito forjado em 1990 pelo epidemiologista Merrill Singer, Horton argumentou que não estamos enfrentando hoje uma pandemia, mas algo mais complexo e, portanto, mais perigoso: uma “sindemia”; ou seja, um quadro epidêmico em que a doença infecciosa se confunde com outras doenças, crônicas ou recorrentes, associadas, por sua vez, à distribuição desigual de riqueza, hierarquia social, maior ou menor acesso à moradia ou saúde, etc. , fatores todos atravessados por uma marca inevitável de raça, classe e gênero. A sindemia é uma pandemia em que fatores biológicos, econômicos e sociais se entrelaçam de tal forma que uma solução parcial ou especializada e menos mágica e definitiva é impossível.
O problema, então, não é o coronavírus. O problema é um capitalismo “sindêmico” em que não é mais fácil distinguir entre natureza e cultura e, portanto, entre morte natural e artificial. O capitalismo é a “sindemia”. …
https://vientosur.info/capitalismo-pandemico/
(traduzido para português pelo Google Tradutor)

dia 19


A “luz ao fundo do túnel”, era afinal o clarão da emergência, provocado pelas ambulâncias amontoadas às portas dos hospitais!
dia 20
