eu, do avesso


Artista Visual e Educadora nasceu no Porto em 1974, Portugal.

Licenciada em Artes Plásticas e Mestre em Arte e Design para o Espaço Público, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Desde sempre embrenhada numa intensa e diversificada participação cívica, reflete na sua prática artística sobre as dinâmicas de grupo que se organizam em prol da defesa de causas comuns. Procura compreender e ativar, através da linguagem e expressão visual, a consciência cívica de outros, com os quais se vai achando em diversos contextos. Na atividade de educadora, que desempenha há 19 anos, encontra um território fértil de intervenção artística, cívica e social.

A sua atividade artística traduz as inquietações despoletadas por uma vontade contínua de ler, compreender e interpretar os aspetos que dão forma ao tempo presente, expressando a vital necessidade de assinalar a presença, potenciando envolvimentos intensos com os espaços e com as pessoas.

Em 2013 ocupou-se da Conceção e Direção Artística do Projeto “Histórias de Vida – do atelier ao espaço público”, apresentado na Casa da Imagem no Porto.

Em 2015 realizou diversas atividades em Cabo Verde, nomeadamente, a participação nas Jornadas para a Inclusão, na Universidade Jean Piaget, com a Comunicação “Educação pela Arte – uma proposta para a Inclusão”. Concebeu um programa metodológico dedicado aos mapeamentos colaborativos, aplicado em atividades de campo na Cidade da Praia. Conferencista no III Encontro Internacional de Reflexão e Investigação com a comunicação “Os mapeamentos coletivos na criação de procedimentos alternativos de abordagem e representação do território”.

Ainda em 2015, participou na Exposição “Over a flight of Steps”, na Faculdade de Belas Artes do Porto, com a atividade projetual desenvolvida no âmbito da investigação dedicado ao tema “Em Trânsito, pela criação de lugares Indisciplinados”.

Sua atividade artística vai-se multiplicando em diversos registos e suportes, de passagem, em estreita sintonia com as pessoas e lugares com quem e onde se vai cruzando.

Em 2018 apresentou, no âmbito de uma Masterclasse, os seus mais recentes projetos criativos no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Cidade da Praia [Cabo Verde].

Atualmente encontra-se em residência artística itinerante, de passagem entre Portugal e Cabo verde –  Ilhas de São Vicente e de Santo Antão.

Em maio 2019 participou no Txon-poesia, festival internacional de poesia do Mindelo,  no âmbito das Oficinas “FERVEDOURO POÉTICO”, com a atividade Pé no Txon, pela criação de lugares indisciplinados.

email: info@antoniamarques.pt

https://www.facebook.com/antonia.marques.98

https://www.instagram.com/antoniamaarques/

https://www.facebook.com/antoniamarques.pt/