PROFESSORES HÁ MUITOS, SEU PALERMA!

Mudam-se os tempos mas não mudam as cantigas de Lisboa. 

O Estado, embora já não seja Novo, mantém vícios e hábitos que em nada dignificam a sua maturidade! 

Desprezando códigos de conduta e altas resoluções, com um pé no Tejo e outro no Capital, a governação tem dado provas bastantes de ser fã de fitas burlescas e paródias antigas!

O medíocre elenco governamental, pródigo em rimas simplórias e refrões de mau-gosto, tem dificuldade em aceitar que o país não é um plateau e que os portugueses não são meras figurinhas decorativas! Lamentavelmente, este deplorável Estado de negação, que perdura há quase uma década, tem provocado danos colossais em todos os serviços públicos! Neles se inscreve a Educação, sector moribundo, abusado e violentado por uma equipa ministerial que se arrasta pelos corredores da 24 de julho há mais de 8 anos. 

João Costa, vulgo Tutela com lápis espetados nos olhos, tem administrado toda esta Tragédia de forma patética. Apesar de ter tido à sua disposição todas as condições para realizar o sonho de Abril, optou por permanecer agarrado à estética dos filmes Trash e aos diálogos do cinema mudo! Resultado, a Escola de Abril definha enquanto o João leva à cena os mais confrangedores argumentos.

Uma das mais ignóbeis fitas, na qual tenta enredar o Público, é a da Falta de Professores! Porém, é hoje uma evidência incontornável, o que falta é de facto um ministro (a) sério!

Sim, professores há muitos, seu palerma! O que falta é coragem ao João para assumir a Demissão!

O logro da “falta de professores”, uma das mais bem sucedidas cantigas do Tutela, é apenas parte do lixo em que está atolado o Serviço Público de Educação! Continuar a ampliar esse argumento é colaborar na missão do João, que tenta justificar com a ausência de cidadãos disponíveis para trabalhar nas Escolas, as péssimas condições que “oferece” a quem nelas já trabalha!

Não João, nem todos somos fãs das tuas canções nem da prepotência que nos chega de Lisboa! O teu pátio das cantigas é um local muito mal frequentado! Não João, não é a explorar a imagem de criancinhas que vais atrair professores para a Escola Pública! Basta de propaganda mediática! 

Escuta João, talvez à “tua escola” faltem professores mas, à Escola da Nação, não faltam guerreiros com ímpeto bastante para exigir que vás cantarolar para outro lado! 

Quem ama a escola não a sujeita aos caprichos do Capital nem às aventuras do mercado imobiliário!

Antónia Marques

( publicado originalmente em https://amamosaescola.pt/wp/2023/09/10/professores-ha-muitos-seu-palerma/ )

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *