INFAMES COMbARTS

Arraiolos, 29 de junho de 2023

https://www.pedrobrito.eu/wp/2023/06/27/fui-cancelado/
https://sicnoticias.pt/pais/2023-06-30-Autor-da-caricatura-de-Antonio-Costa-que-gerou-polemica-excluido-de-exposicao-cb482be2
https://cnnportugal.iol.pt/cartaz/professores/caricatura-do-professor-que-desenhou-ministro-foi-aceite-para-exposicao-logo-a-seguir-foi-recusada-por-causa-da-dimensao-da-polemica/20230628/649c85fcd34ef47b87555be0
https://www.publico.pt/2023/06/29/politica/noticia/autor-cartaz-costa-excluido-exposicao-apos-polemica-2055111
https://cnnportugal.iol.pt/pedro-brito/cartaz/professor-que-viu-obra-recusada-em-exposicao-depois-de-ter-sido-aceite-diz-que-e-um-triste-momento-para-a-cultura-portuguesa-e-promete-nao-ficar-calado/20230629/649dc7b4d34ef47b87556473

A vilania do miserável ataque, desferido em idioma académico, para além de suscitar o espanto dos mais desprevenidos, desencadeou uma série de protestos, manifestados de formas diversas! No rol de manifestações inscreve-se o envio da mensagem, a seguir apresentada, para a Comissão do Cancelamento!

PELO DIREITO À INDIGNAÇÃO
Boa tarde,
Antónia Marques, Professora, Artista e Mestre em Arte e Design para o Espaço Público, vem por este meio dar nota do seguinte:

À Comissão Organizadora da conferência COMbART

  1. Em nome da ética,  deontologia e rigor científico, que devem pautar o V/ exercício, queiram fazer o favor de reconhecer, com decência, humildade e justiça académica, o percurso artístico e profissional de PEDRO BRITO, sempre que a ele, ou à sua obra, se dirigirem ou mencionarem. Caso tenham algum bloqueio, provocado por qualquer espécie de proibição,  na utilização dos títulos de Mestre, Professor ou Artista, recomendo que recorram à menção O Cidadão Pedro Brito!
  2. Os professores, artistas, e demais profissionais intelectuais que estão na base da formação dos inúmeros intervenientes que colaboram nos Vossos Comités, exigem ver o seu trabalho e a sua dignidade profissional respeitados, tratados e referenciados com a devida deferência, motivo pelo qual, exigem que V/ Ex.as se retratem publicamente, pelos danos causados ao bom nome do colega PEDRO BRITO.
  3. A gravosa conduta, assumida por V/ Ex.as, na gestão deste insidioso processo de perseguição e exclusão da Obra e do Artista, transmite uma imagem sobranceira, avessa a qualquer rigor de análise científica, que fragiliza gravemente a já tão debilitada representação social da Academia. Urge rever a V/ conduta, envidando todos os esforços necessários à reabilitação dos valores que dizem reger a V/ ação. A liberdade de expressão e de decisão dos diferentes agentes envolvidos não deve ser uma prática pontual e discricionária, aplicada em benefício da resolução de problemas, provocados pela promíscua intersecção de subvenções, que sustentam a produção artística e científica de um restrito e alinhado grupo de curados e curadores
  4. Recomendo à V/ organização a leitura do artigo “ A desenhar também estamos a lutar”, de Pedro Brito, publicado no Santiago Magazine, por considerar que pode constituir um momento de aprendizagem relevante, quiçá possa dotar de maior rigor e o V/ discurso sobre O AUTOR e a OBRA, que estão no centro de um infame COMbART!

https://santiagomagazine.cv/colunista/a-desenhar-tambem-estamos-a-lutar

Lisboa, 14 de fevereiro de 2024

E, após nove meses de exótica gestação, surge na minha caixa de correio electrónico um e-mail da COMbART Conference 2022! Em resposta tardia, à mensagem enviada no recuado mês de fevereiro, veio por esta via a Organização da COMbART convidar-me para participar no fandango académico, vulgo certame, que terá lugar entre 3 e 5 de julho de 2024.

Ora, efetivamente a reboque da DEMISSÃO, reivindicada pelos cartazes cancelados, iniciou-se um avassalador ciclo de cenas exóticas que, em tudo, confirmam a razão dos protestos dos professores! Porém, ainda que a degradação da vida pública convoque cada um de nós para o empenhado exercício da intervenção cívica, a academia COMbART não se compraz e, alheada, soma fundos pecuniários e créditos, à custa das revoluções artísticas criadas por outros!

Lisboa, 21 fevereiro de 2024

Antónia Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *