eu, do avesso

Artista Visual e Educadora nasceu no Porto em 1974, Portugal.

Licenciada em Artes Plásticas e Mestre em Arte e Design para o Espaço Público, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Desde sempre embrenhada numa intensa e diversificada participação cívica, reflete na sua prática artística sobre as dinâmicas de grupo que se organizam em prol da defesa de causas comuns. Procura compreender e ativar, através da linguagem e expressão visual, a consciência cívica de outros, com os quais se vai achando em diversos contextos. Na atividade de educadora, que desempenha há cerca de 25 anos, encontra um território fértil de intervenção artística, cívica e social.

A sua atividade artística traduz as inquietações despoletadas por uma vontade contínua de ler, compreender e interpretar os aspetos que dão forma ao tempo presente, expressando a vital necessidade de inscrever a sua presença, potenciando envolvimentos intensos com as pessoas e o chão por elas habitado.

Em 2013 ocupou-se da Conceção e Direção Artística do Projeto “Histórias de Vida – do atelier ao espaço público”, apresentado na Casa da Imagem no Porto.

Em 2015 realizou diversas atividades em Cabo Verde, nomeadamente, a participação nas Jornadas para a Inclusão, na Universidade Jean Piaget, com a Comunicação “Educação pela Arte – uma proposta para a Inclusão”. Concebeu um programa metodológico dedicado aos mapeamentos colaborativos, aplicado em atividades de campo na Cidade da Praia. Conferencista no III Encontro Internacional de Reflexão e Investigação com a comunicação “Os mapeamentos coletivos na criação de procedimentos alternativos de abordagem e representação do território”.

Ainda em 2015, participou na Exposição “Over a flight of Steps”, na Faculdade de Belas Artes do Porto, com a atividade projetual desenvolvida no âmbito da investigação dedicado ao tema “Em Trânsito, pela criação de lugares Indisciplinados”.

Sua atividade artística vai-se multiplicando em diversos registos e suportes, de passagem, em estreita sintonia com as pessoas e lugares com quem e onde se vai cruzando.

Em 2018 apresentou, no âmbito de uma Masterclasse, os seus mais recentes projetos criativos no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Cidade da Praia [Cabo Verde].

Em maio 2019 participou no Txon-poesia, festival internacional de poesia do Mindelo,  no âmbito das Oficinas “FERVEDOURO POÉTICO”, com a atividade Pé no Txon, pela criação de lugares indisciplinados.

email: info@antoniamarques.pt

https://www.facebook.com/antonia.marques.98

https://www.instagram.com/antoniamaarques/