CARTA ABERTA AO SR. CAPAZ, SUPERINTENDENTE DA AGSE

Email da AGSE, enviado aos professores, a propósito das alterações ao modelo de Reserva de Recrutamento

Caro/a Docente, 
A AGSE informa que entra em vigor um novo modelo de Reserva de Recrutamento, que tornará os processos de colocação mais rápidos, regulares e eficazes. 
O que muda?
Reserva de Recrutamento publicada de 3 em 3 dias úteis, em vez de semanalmente;
Maior celeridade e agilidade em todo o processo. 

Assim, já na próxima quarta-feira, dia 17 de setembro, será publicada a Reserva de Recrutamento 4. Importa sublinhar que todas as regras relativas à Contratação de Escola se mantêm inalteradas

Este é um momento de mudança de procedimentos, pelo que a vossa atenção e colaboração são fundamentais. É um passo, a par de muitos outros, em prol de um sistema educativo mais capacitado para responder às necessidades de todos, de forma próxima e contínua. A AGSE permanece disponível para quaisquer esclarecimentos que considerem necessários. 
Com os melhores cumprimentos,
O Presidente da Agência para a Gestão do Sistema Educativo
Raúl Capaz Coelho

Exmo. Senhor Presidente Raúl Capaz Coelho,

Venho por este meio acusar a recepção do Vosso email sobre o novo modelo de Reserva de Recrutamento.

Face ao exposto por Vossas Excelências, e respondendo ao apelo cumpre-me colaborar, dando nota do seguinte:

  1. Agradecer a Vossa Excelência a disponibilidade para estrear a presidência da  Agência recém-criada para superintender todo o sistema educativo português. Votos de um trabalho venturoso e auspicioso em nome de todos aqueles que (sem saber em que termos) de hora em diante se encontram sob a sua tutela!
  1. Cumprimentar pela imagem gráfica oficial da AGSE, fazendo votos de que em breve o branding se possa constituir como uma identidade realmente corporativa, capaz de afirmar o estilo de governança em que terá sido fundado.
  1. Permita-me que confesse o meu espanto com a Vossa plena dedicação, é verdadeiramente notável a forma como esta reorganização do sistema foi gizada, em pleno mês de agosto, num processo tão rápido e ágil, sem a necessidade de qualquer consulta pública ou a participação das organizações sindicais. Uma verdadeira demonstração de eficiência e de capacidade de decisão unilateral, sem as “demoras” habituais provocadas pelo diálogo.
  1. Conceda-me ainda a possibilidade de felicitar a Vossa concentração no desenho de um processo de colocação mais célere e ágil. Porém, dada a experiência colhida num amplo e diversificado trabalho de campo, cumpre-me alertar que tais medidas, se implementadas de forma isolada, podem converter-se, sem qualquer desprimor pelo ensejo da criatividade administrativa, em mais um mero exercício de “tenho uma ideia, tenho uma ideia”. 
  1. Creio ser do Vosso conhecimento o estado “temporariamente encerrado” em que encontra o acesso aos extraordinários apoios à renda e deslocação (plataforma SIGHRE) destinado a professores. Dada a celeridade e agilidade pela qual Vossas Excelências pretendem seguir caminho, não seria de atender a essa circunstância, revelando de forma clara inequívoca quando, como e onde será disponibilizado esse acesso? Até para evitar que a celeridade da colocação esbarre na morosidade da deslocação do professor até ao seu local de trabalho, seja por ausência de dinheiro para custear as viagens, seja por carência de recursos para arrendar um lugar para morar!
  1. Será que podemos contar com a mesma agilidade no desenho de um programa de ajudas de custo à altura do serviço público que entregamos ao país?

Arrisco dizer que Vossa Excelência saberá que, no decurso das últimas décadas, os professores têm assistido a inúmeras proclamações de momentos de mudança de procedimentos. Umas rodeadas de pompa outras carecidas de circunstância, apenas têm colaborado para distanciar os professores do desempenho da profissão. Assim, de forma evitar que os Vossos passos contribuam para fragilizar ainda mais o exercício da profissão docente, termino devolvendo o apelo para que saibam atender com humildade às demandas dos professores, caso estejam interessados em colaborar para responder, de facto, de forma próxima e contínua às necessidades de todos!

Agradeço a Vossa atenção.

Com os melhores cumprimentos,

Antónia Marques

Professora Quadro de Escola, recém-chegada ao Agrupamento Gil Vicente – Lisboa, para atender à emergência local do serviço público de educação provocada pela “falta de professores”!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *